quinta-feira, agosto 26, 2010

APRESENTANDO O SANTO

Este é um texto que fiz para um projeto que nunca foi pra frente, como a maioria dos projetos que fazemos. A ideia era convidar um cético que tem respeito pela fé alheia e um religioso (tipo o Pondé) que não é fundamentalista, nem tem vergonha de pensar (tipo o Ariovaldo Ramos. A certa altura, pensei em eu mesm ofazer o papel do crente, e é daí que esse texto brota. Não achei parceiros.

O santo peca, se alegra e estuda. O santo, sempre que pode, ri. O santo come carne, fritura e doces, inclusive no dia da paixão de Cristo.
O santo admira as artes, inclusive – talvez principalmente – as laicas. O santo lê Machado de Assis, Rubem Fonseca, admira Martin Luther King e Shakespeare.
O santo não vive no altar. Tem pés de barro e de vez e quando a cabeça oca. O santo é um saco vazio que para conseguir parar em pé pediu ajuda a Deus.
O santo não é católico. Diz-se cristão, protestante, batista e evangélico, necessariamente nessa ordem (mas talvez evangélico venha depois de cristão, ele tem dúvidas). Sim, o santo duvida, até mesmo, com bastante frequência, de coisas sobrenaturais. O santo não dança porque é tímido, não porque tema o fogo do inferno. Não bebe muito vinho porque é diabético e porque dá muito sono. O santo chora lendo poemas belos, de amor ou indignação; ouvindo canções, sacras ou não; quando vai ao teatro (muitas vezes tão caro), o santo amolece o espírito e sente-se mais próximo do divino.
O santo admira boas conversas, dispensa a superficialidade quando o assunto é sério, mas odeia cerimônia quando os amigos se reúnem em volta de uma pizza ou da churrasqueira.
Santo é devoto do Cristo, a quem admira e pede proteção. O santo é santista fundamentalista, mas não é torcedor doente, e sim saudável – ave, Millor!
O santo inventa piada, fala palavrão e ama estar ao lado dos irmãos (onde sente na carne o que é ser cristão).
O santo é crente e tem fé, em Deus e até nos homens! O santo não mistura as coisas, não.
Esse santo é meio doido, mas odeia não estar com a razão.

Nenhum comentário:

Seguidores