sábado, junho 14, 2014

Sem dó


A Espanha não merece misericórdia. Ela fez mal ao futebol em seu período de hegemonia, com seus toques de lado, com seu poder financeiro, com seus narizes empinados.
A Espanha não merece compaixão. Tem em seu time jogadores de fato muito competentes, mas jamais cravou um craque, desses que entram para a história pelas suas jogadas geniais. Uma seleção competente, vencedora, mas sem a menor poesia correndo entre as pernas dos jogadores.
A Espanha merece respeito. Duas Eurocopas consecutivas, uma vencendo a Alemanha, outra trucidando a Itália. E uma Copa do Mundo no meio.
A Espanha exige cuidado. Perdeu a primeira partida da Copa de 2010 para um time sem expressão, a pálida Suíça. E despachou Alemanha e Holanda nas partidas finais.
A Espanha não tem simpatia. Vem perdendo e empatando, mas sempre afirmando que não pretende mudar o modo de jogar, pois são campeões etc.
A Espanha não tem futuro. Seu time envelhecido, seus craques manjados, suas jogadas desbotadas. Uma seleção vitoriosa que, tudo indica, não deixa legado.
A Espanha não tem medo. Se pegarem o Brasil nas oitavas, entrarão em campo de cabeça erguida, tentando impor seu presente sobre o passado glorioso da seleção canarinho. E tudo poderá acontecer.

O que resta a qualquer time que enfrentar os espanhóis é encará-la sem dó. Eles estão velhos, cansados, até previsíveis. E se não projetam esperança no futuro, já fazem parte da história. 

Nenhum comentário:

Seguidores