sábado, junho 14, 2014

Tamanco holandês


A Copa do Mundo é um evento especial, sim. Sei que enquanto nossa paixão nos guia diante de belas jogadas e erros crassos de jogadores e árbitros, enquanto o timeco espanhol − sempre achei essa seleção chata pra caramba, os campeões do um a zero, só na final da Eurocopa de 2012 fizeram alguma coisa interessante − leva um chocolate da laranja embalada em papel azul, coisas tristes acontecem, tipo o Aécio perseguindo desafetos, endinheirados arrotando grosserias contra a presidenta, e casos corriqueiros de corrupção em todas as esferas da vida pública brasileiras, fora as filas, o transporte público ridículo, os remédios em falta pelos postos de saúde e o meu ridículo salário de professor. Mas a Copa, nos encanta e nos dá lições.
A Espanha era a atual campeã do mundo. Dona de um jogo chato, seleção que levou o último título mundial sem apresentar um futebol vistoso, de um a zero a um a zero, tendo inclusive perdido na estreia para uma insossa Suíça. É possível que a Espanha seja o time mais antipático, mais arrogante e menos encantador de todas as Copas. A Itália ganhou títulos sem brilho, mas sempre me pareceu consciente de suas limitações, sempre levou suas vitórias como um ato de superação; já a Espanha sempre acreditou em sua competência, em sua superioridade, em sua maestria. Esqueceram que o supertime do Barcelona, se tinha uma série de jogadores que não são espanhóis, como Messi, Maxwell, Daniel Alves, Alexis Sanchéz, e antes teve Ronaldinho Gaúcho, antes ainda Rivaldo, Giovanni, Ronaldo Fenômeno; o Real Madri também sempre foi uma constelação de jogadores do mundo todo.
E a Holanda, tri-vice, chegou com uma seleção meio assim, desacreditada, mais ou menos, e simplesmente humilhou os atuais campeões, os que afirmaram cheio de empáfia, que "não deveriam mudar seu estilo de jogo" por serem campeões do mundo, europeus etc.
Os espanhóis entraram em campo calçando tamancas. Tomaram cinco tropicadas. E a Copa do Mundo no Brasil assistiu à sua primeira partida histórica.

Esta Copa está mesmo muito legal!

Nenhum comentário:

Seguidores